8 de outubro de 2017

Mahou Tsukai no Yome - Um belíssimo e estranho conto de fadas


Saudações, guardiões!

Trago aqui hoje para vocês uma das obras mais incríveis que eu tive o prazer de desfrutar: Mahou Tsukai no Yome.

Escrito por Kore Yamazaki e publicado pela editora Mag Garden, é um slice of life sobreatural de romance, drama e aventura.

Seguindo os passos dos Irmãos Grimm, eu espero não estar exagerando em dizer que Mahou Tsukai no Yome é uma tentativa de Yamazaki trazer a nós uma nova perspectiva para o conceito dos contos de fadas.


FICHA TÉCNICA

Título: Mahoutsukai no Yome (魔法使いの嫁, The Ancient Magus' Bride, ou, em uma tradução adaptada, Aprendiz de Feiticeiro, A Noiva do Mago Ancião)
Tipo: Mangá
Número de volumes: 8 volumes
Status: Em andamento
Gêneros: Slice of life, sobrenatural, romance, fantasia, drama, aventura
Demografia: Shounen
Periodicidade: Mensal
MangakáKore Yamazaki
DesenhistaKore Yamazaki
Ano: 2013
Publicação no Brasil: Editora Devir, ainda sem data
Anime: Primeira temporada em de Outono de 2017




Capas dos volumes já publicados.


SINOPSE

Mahou Tsukai no Yome segue a história de Hatori Chise, uma jovem japonesa de apenas dezesseis anos que é comprada por Elias Ainsworth, um mago misterioso que deseja transformá-la em sua aprendiz e esposa. Chise precisa aprender a conviver nesse novo mundo para o qual foi arrastada, aonde existem mais perguntas do que respostas.


HISTÓRIA
...com alguns spoilers

Há mais coisas entre o céu e a terra do que pode imaginar nossa vã filosofia.  
William Shakespeare

O mundo nem sempre é aquilo que apenas nossos olhos podem observar. Conceitos extraordinários e ideias fantásticas, mostrando que a nossa lógica é falha, e as leis que julgamos corretas, inapropriadas. Existe algo que foge da nossa percepção, para a qual nossa mente não consegue encontrar palavras para descrever: a magia. Apenas os privilegiados e amaldiçoados possuem a capacidade de entrar em contato com essa força ancestral. Mas apesar disso, a magia sempre estará lá: dentro de nós.


Mahou Tsukai no Yome apresenta um mundo onde a magia rege o destino dos escolhidos. Magos, bruxos, feiticeiros, criaturas, monstros, espíritos... todos eles estão lá, escondidos, naquele ponto do canto da sua visão que você não consegue focar. A magia flui por todos os cantos, guiando aqueles que a buscam e atraindo a atenção dos obstinados.

Hatori Chise, nossa protagonista, teve uma infância horrível. Devido à sua capacidade de entrar em contato com esse Outro Mundo, suas visões eram categorizadas como uma pertubação mental. Ela é uma Slay Vega: alguém com a capacidade de reunir e concentrar a energia mágica do ambiente dentro de si mesma. Isso permite que ela veja o que normalmente não pode ser visto.

Sabendo dessa condição, Elias, o Mago do Espinhos, a comprou com a intenção de usar esse fato não ao seu favor, mas ao dela mesma. Visando encontrar um meio de sobrepujar as limitações da condição de slay vega, ele deseja que Chise se torne uma grande maga e, principalmente... seja verdadeiramente feliz.

Ao lado de Elias, Chise conhece todo um mundo que antes fazia parte apenas da fantasia. Lugares e reinos fantásticos, criaturas dóceis e hostis, espíritos, feitiços miraculosos, magias exóticas e toda a sorte de personagens curiosos que apenas os contos de fadas poderiam oferecer.

Ela encontra aliados valorosos, auxilia almas atormentadas e desvenda os mistérios que envolvem o mundo. Elias, até então uma incógnita, começa a se abrir e, de uma aterradora criatura, passa a se tornar um ente querido e estimado.

Chise tem muito o que aprender e sua jornada não será fácil, mas agora seu coração está preparado para todas as emoções que estão por vi. E se ela cair... haverá alguém gentil para estender uma mão.


PERSONAGENS

Nome: Hatori Chise
Idade: 16 anos
Ocupação: Aprendiz de mago
Bio: Uma Slay Vega que teve uma infância difícil e perdeu a capacidade de sorrir. Sem família e com a esperança de encontrar um lar onde pudesse ser feliz, assinou um contrato e se deixou ser vendida, sem pensar nas consequências desse ato. Foi comprada por Elias, que buscava uma aprendiz, e também alguém que pudesse lhe mostrar a essência de um ser humano. Apesar de tímida e calada, é muito gentil e amorosa. Uma das suas principais qualidades é a capacidade de colocar os outros acima de si mesma, e buscar todas as opções possíveis para ajudar aqueles que precisam. Esforçada e estudiosa, leva o aprendizado da magia muito a sério, embora isso não tenha diminuído sua ingenuidade a respeito do mundo mágico.

Curiosidades:

  • Hatori significa "asa de um pássaro
  • Chise significa "pequena estrela" ou "corrente de conhecimento".

Sua aparência humana quando usa
glamour para se disfarçar na sociedade.
Nome: Elias Ainsworth
Idade: Alguns séculos
Ocupação: Mago
Bio: Pouco se sabe sobre seu passado, apenas que foi encontrado e criado por Lindel. Não demonstra afeto pelos humanos ao seu redor, e todos os favores que realiza são a contra-gosto, embora trate todos com gentileza e educação. Sua única complacência é na fabricação de medicamentes que distribui para os moradores do vilarejo onde mora e na realização de alguns trabalhos para a igreja. É conhecido por ser recluso e anti-social, e isso se deve ao fato da sua inabilidade de conviver socialmente. Ele busca aprimorar suas interações sociais através do estudo e observação dos seres humanos, principalmente no que se diz respeito a suas emoções e sentimentos, coisa que são estranhas a ele. A única pessoa pela qual demonstra afeto genuíno é Chise, mas ainda assim é muito reservado quanto à intensidade desse apego. Quando entra em estado de fúria, assume uma forma monstruosa, que mais tarde é demonstrado ser sua  forma original.

Curiosidades:

  • O nome Ainsworth provavelmente é uma referência a Mary Ainsworth, uma psicóloga norte-americana inventora do procedimento de nome Uma Situação Estranha, que era utilizado para observar relacionamentos de apego entre uma criança e seu cuidador. O procedimento consiste em deixar uma criança com estranhos em uma sala e depois analisar os tipos diferentes de relacionamento que a experiência gerou entre eles.
  • A cabeça de Elias é baseada num crânio de cachorro, mais alongado que o normal, adornado com chifres de bode. É dito que ao toque não parece ter a solidez de um osso e é mais macio do que cálcio puro.

Ruth como Cão Negro.
Nome: Ulysse
Nome como familiar: Ruth
Idade: ?
Ocupação: Familiar de Chise
Bio: Ulysse era o cachorro de estimação de Isabelle, uma moça que vivia em Londres há muito tempo. Depois de perder sua dona em um acidente banal, Ulysse acreditou que se esperasse, ela iria voltar para buscá-lo. Ele aguardou em seu túmulo por muito tempo, e a sua perseverança o transformou num guardião espiritual, se tornando o protetor do túmulo e do cemitério. Pela semelhança de Chise com sua antiga dona e pela demonstração de bondade que ela teve com ele, Ulysse pediu para se tornar o seu familiar. Ela aceita e o batiza então de Ruth. Ruth é carinhoso, fiel e bondoso, assim como os cães são com seus donos, porém sua relação com Chise também pode ser descrita como a de irmãos. Sua fidelidade é tanta a ponto de se transformar em ciúmes, e em alguns momentos ele desconfia até mesmo de Elias. Ele pode alternar como quiser entre a forma humana e a forma canina.

Curiosidades:
  • Existe uma lenda britânica conhecida como Black Dog, ou Cão Negro, sobre criaturas demoníacas com aparência de um monstruoso cão negro de olhos vermelhos que apareciam nas noites das ilhas britânicas. Sua visagem era tida como um mau agouro, e alguns acreditavam que ele fosse o próprio mensageiro da morte, trazendo a triste notícia de que alguém próximo iria falecer. Dependendo da região, as lendas variam, e em alguns pontos a visão do Cão Negro era recebida como uma aparição benevolente. A referência mais famosa na literatura ao Cão Negro se dá no romance O Cão dos Baskervilles, de Sir Arthur Conan Dyle.
  • Ruth é a versão original em hebraico do nome Rute, que deriva do termo Re'ut, que quer dizer "amigo", e, por extensão, pode significar ainda, "companheira".

Nome: Linderbaum, Lindel, Echoes
IdadeAlguns milênios
Ocupação: Guardião da Terra dos Dragões
Bio: Tão velho quanto a história da humanidade, Lindel é o antigo mentor de Elias. Fez parte de um grande grupo de magos que  foram responsáveis por difundir o conhecimento sobre magia para a humanidade. Devido à imortalidade, ele se questionava sobre seu papel para o mundo e a razão de sua existência, e sua busca por respostas o levou por infindáveis viagens. Um dia, cansado de viver como nômade, buscou um lugar para criar seus caribous e descobriu o Vale dos Dragões, se tornando seu protetor e guardião. 

Nome: Angelica Barley
Idade105 anos
Ocupação: Artesã de Artefatos Mágicos
Bio: Dona de uma loja de artefatos mágicos e sucessora de seu pai, Angelica conhece Elias desde que era pequena. Eficiente em sua função, ela foi a responsável por criar os primeiro itens mágicos de Chise. Em alguns momentos ela demonstra insatisfação no modo como Elias esá ensinando Chise, e se torna a responsável por a situar em alguns conceitos do mundo mágico. Teve um acidente grave durante seu treinamento em magia, que acabou fazendo com que a pele de seus braços se fundisse a gemas. É casada com David Barley e mãe de Althea Barley.
Nome: Simon Kaim
Idade: 41 anos
Ocupação: Padre
Bio: Padre do vilarejo responsável por observar e delegar tarefas a Elias. Devido a alguns problemas causados no passado e como modo de se redimir, ele cumpre alguns favores à igreja... mesmo que não seja de sua vontade. É sempre muito gentil com Elias e Chise, e demonstra preocupação legítima com relação a eles e as pessoas à sua volta. Não tem muita afinidade com magia e já demonstrou ser bastante ingênuo com relação a ela.


Nome: Mikhail Renfred
Idade: 33 anos
Ocupação: Feiticeiro
Bio: Sério e misterioso, Renfrend aparenta guardar rancor por Elias, porém os motivos são desconhecidos. A cicatriz no seu rosto é resultado de um experimento falho de Alice, sua protegida, e seu braço arrancado é obra de Cartaphilus. Tem grande afeição por Alice e é capaz de qualquer coisa para protegê-la.

Nome: Alice
Idade: 18 anos
Ocupação: Assistente de feiticeiro
Bio: Drogada por seu pai durante sua infância, se tornou uma dependente. Foi curada por Renfred, que viu nela um grande potencial para magia. Depois de um acidente envolvendo um livro mágico, ela decidiu se tornar a guardiã de Renfred, e como o tempo se apaixonou por ele.

 

Nome: Cartaphilus, Joseph, Judeu Errante
Idade: Milhares de anos
Ocupação: Feiticeiro
Bio: Amaldiçoado e destinado a viver por toda a eternidade, Cartaphilus é uma criatura desumana capaz de qualquer coisa para alcançar seus objetivos. Durante vários anos enganou pessoas para que elas realizassem seus desejos nefastos e fornecessem os ingredientes necessários para seus experimentos diabólicos. Foi o responsável por enganar Renfred e levar Alice a atacar Chise durante uma de suas viagens. Apesar de aparentar ser um jovem bem afeiçoado, seu sorriso falso esconde uma mente perversa, que julga humanos como meros insetos.

Curiosidades:
  • O judeu errante é um personagem mítico originado da tradição oral cristã. Dizem as lendas que ele foi um contemporâneo de Jesus Cristo e o zombou quando este carregava sua cruz, durante a Sexta-feira da Paixão. Jesus então o amaldiçoou (eita mainha) e o condenou a viver pela eternidade até o dia de sua volta.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

UMA HISTÓRIA DE AMOR?

Uma das coisas que eu mais gosto nesta obra é o modo como a relação entre Elias e Chise é abordada. Veja bem: um deles é uma criatura de centenas de anos e a outra é apenas uma jovem no auge da juventude. De um lado, temos Chise, que foi maltratada por todos os seus familiares e cresceu sendo discriminada, e do outro, Elias, alguém que desconhece o seu passado, não sabe direito o que representa sua existência e desconhece o valor da emoção humana. Nenhum dos dois conhece a pureza do amor. Como um casal mais estranho e diferente como esse poderia se relacionar? É aí que a narrativa do mangá demonstra todo seu potencial.


Chise se apegou a Elias por que ele foi o único que enxergou além dela.. Mesmo às vezes sendo tratada como "propriedade", ela se sente parte de algo. Sente que representa alguma coisa para seu mestre. E ela faz o melhor que pode para ele.

Elias tem um anseio por desvendar a mente humana e compreender como os humanos são capazes de enxergar e sentir o mundo. Ele viu nela a oportunidade de aprender mais, tanto que Chise diz a ele que seria sua "professora sobre humanos". Ele se vê diante de ódio, raiva, magoa, ressentimento, rancor, felicidade... mas conhece esses conceitos apenas por definição. Todas as coisas que sente ele traduz através de sensações físicas, como quando descreve a ausência de Chise como "uma sensação de gelidez e frio".

Juntos, os dois são capazes de ensinar um ao outro um pouco de suas essências. Chise ensina a Elias o valor da humanidade, da razão, do sentimento, enquanto Elias a retribui com carinho, gentileza e afeto. Tudo isso acontece sem pressa, fluindo devagar. A relação deles se consolida com base em suas experiências conjuntas.

Quando Chise é atacada, Elias se enfurece e assuma uma forma monstruosa.

O relacionamento entre eles também pode ser descrito como bastante ambíguo. Apesar de termos noção, desde o primeiro capítulo, que Elias pretende tornar Chise sua esposa... ele não a trata como sua amante. A relação entre os dois poderia ser melhor descrita como baseada num amor fraternal. É algo puro e inocente, distante de qualquer malícia proporcionada pela luxúria. Esse amor ingênuo é o que os mantem unidos e conectados.
Bem próximo do que vemos nos contos de fadas.

UM CONTO DE FADAS SEM FADAS NÃO É UM CONTO DE FADAS

No universo de Mahou Tsukai no Yome, as fadas possuem um papel fundamental para os magos e para toda a magia em si.

Fadinha é o caralho!
Primeiramente, antes de partirmos para as fadas e suas funções, preciso explicar aqui dois conceitos diferentes: magia e feitiçaria. Pode parecer ser a mesma coisa, mas não é. São dois processos diferentes para se acessar e manipular a magia.
Hugo, o familiar de Angélica

A feitiçaria, também podendo ser chamada de alquimia, é o processo no qual você utiliza das leis que regem a natureza para alcançar um resultado específico. Os feiticeiros, ao contrário dos magos, não nasceram com magia fluindo em seus corpos, e precisam de feitiços especiais para transformar a própria energia física em energia mágica.

Ao contrário dos feiticeiros, os magos possuem uma certa facilidade para realizar suas peripécias mágicas. Enquanto feiticeiros precisam atuar dentro das leis da física, os magos são capazes de mudá-las e alterá-las ao seu bel-prazer. Eles são capazes disso ou utilizando da própria energia mágica ou, pegando emprestada de fadas e criaturas, caso haja afinidade entre eles.

As fadas e os magos possuem uma parceria ancestral a atuam juntos nos mais variados empreendimentos. E essa parceria também pode ser firmada através de um pacto, no qual uma fada se oferece voluntariamente para se tornar o familiar do mago. O familiar então passa a estar conectado emocional e fisicamente com seu parceiro, podendo dividir também seus poderes mágicos.

Titânia é retratada como uma bela mulher e Oberon tem os aspectos físicos de um sátiro

A obra é rica em referências. Por se tratar de uma obra de fantasia, é muito comum ter inúmeros elementos dos clássicos que consagraram o gênero, além de alusões e adaptações de vários mitos e lendas. Uma das referências mais legais do mangá é a presença de Oberon e Titânia, personagens icônicos da famosa peça teatral Sonho de uma Noite de Verão, escrita por William Shakespeare. Assim como na peça, em Mahou Tsukai no Yome Titânia é a Rainha das Fadas e o Oberon, o Rei. Os dois são os regentes de Tír na nÓg, o Reino das Fadas, um dos reinos encantados presentes na obra e que Chise visita futuramente. 

Temos também a presença de todo tipo de criatura mágica: vampiros, elfos, banshees, changelings, espíritos de fogo e água, fantasmas, demônios e etc

E eles não auxiliam os humanos apenas com a realização de feitiços práticos. Silky, por exemplo, é uma banshee que cuida da residência de Elias e realiza todos os tipos de afazeres domésticos, também recebendo a ajuda de outras pequenas criaturas.

Silky, a Dama de Prata

CONSIDERAÇÕES FINAIS
...e minha opinião pessoal

Eu gosto muito de fantasia, embora atualmente eu não seja um leitor fiel do gênero. Não sou exigente, quem me conhece sabe que não é preciso muito para me agradar. Porém estava me faltando uma obra com a simplicidade e o encanto (olha a piada) que Mahou Tsukai no Yome tem. Uma obra que não se perde em sua proposta e que entrega tudo aquilo que promete. 

Talvez não agrade tanto aqueles que buscam um romance mais apimentado e apaixonado... e é justamente por isso que eu categorizei inúmeras vezes a obra como um conto de fadas. É uma obra ingênua, contida, porém graciosa. Como as fantasias clássicas de antigamente.

A leitura é leve e agradável e conciliada ao lindo traço da autora, resulta em inúmeras cenas belíssimas e diálogos tocantes.


Essa obra me fez voltar a admirar esse gênero tão saturado nos dias de hoje. Deu uma nova cara ao fantástico e modernizou os conceitos que já estávamos acostumados.

Mahou Tsukai no Yome é o que eu chamaria de conto de fadas moderno.