29 de outubro de 2017

Medaka Box - Volumes 1 a 3


Saudações, guardiões!

Hoje vou falar do mangá mais "ame ou odeie" que conheço: Medaka Box.

FICHA TÉCNICA

Título: Medaka box (めだかボックス, A Caixa de Sugestões de Medaka, em tradução livre)
Tipo: Mangá
Número de volumes: 22 volumes, 1 guidebook
Status: Completo
Gêneros: Drama, Comédia, Slice of life, Battle Shonen, Romance, Vida colegial
Demografia: Shonen
Mangaká/Argumentista: Nisio Isin
Artista/Desenhista: Akatsuki Akira
Ano: 2009

Quem lê Medaka Box ou se apaixona por completo, ou detesta com todas as forças. Eu pertenço ao primeiro grupo. Pra mim, é um dos mangás mais injustiçados da Shonen Jump, uma obra que é uma grande homenagem ao gênero Battle Shonen, elevando suas características ao máximo do máximo. Pelo menos é o que eu me lembro. Essa série de posts é feita a partir de uma releitura do mangá que eu estou fazendo agora, com um maior cuidado em analisar suas minúcias. Como dizem por aí, a releitura é a verdadeira leitura. A quem por ventura já tenha lido a obra e queira um texto sobre a série como um todo, recomendo esse excelente texto do Rauzi no Allfiction BR. 

MAS AFINAL DE CONTAS, O QUE É MEDAKA BOX?

Escrito por Nisio Isin, famoso autor de Light Novels, das quais a mais conhecida é Monogatari Series, e mais recentemente, Juuni Taisen (que ganhou um anime esta temporada), e desenhado por Akatsuki Akira (que também fez as ilustrações da novel de Juuni Taisen e é artista de doujins adultos), Medaka é um mangá Battle Shonen, publicado entre 2009 e 2013 na Shounen Jump semanal. Uma dupla tão inusitada como essa não podia produzir um mangá convencional. E não produziu. Medaka Box é cheio de textos, devido a seu autor ser escritor de livros, e que provavelmente tem diversos jogos de palavra que infelizmente se perdem com a tradução, apesar dos esforços dos tradutores.

Medaka Box é uma obra baseada quase que exclusivamente em arquétipos do gênero Battle Shonen. Essa impressão é muito mais forte na segunda leitura do que na primeira, e o aproveitamento é maior. Muitas pessoas dizem que os primeiros capítulos do mangá destoam do resto, e que o autor mudou o rumo da narrativa por baixa popularidade nos TOCs (medidores de popularidade na revista semanal), mas na releitura isso não me pareceu ser o caso. Medaka Box sempre foi um sucesso de meio de ToC, como Neuro. Nisio Isin apostou desde o começo na construção de seus personagens, sutilmente, e isso foi crescendo aos poucos. Para explicar melhor, delinearei seus perfis ao longo dessa série.

PERSONAGENS

Nome: Kurokami Medaka
Arquétipo: O protagonista
Perfil: Medaka é perfeita. Ela aprende coisas extremamente difíceis apenas assistindo outras pessoas fazendo. Diz ter vindo ao mundo com o propósito de ajudar os outros, acredita no potencial de cada ser humano (sua crença é de que todo homem mau é um homem bom que foi corrompido) e protege seus amigos a qualquer custo. Sua personalidade é mais bem explorada mais à frente.



Nome: Hitoyoshi Zenkichi
Arquétipo: O braço direito/o esforçado
Perfil: Hitoyoshi Zenkichi é amigo de Medaka desde pequeno. Ele sempre esteve ao seu lado, e representa seu braço direito. Ironicamente, Medaka é muito mais forte do que ele.






Nome: Akune Kouki
Arquétipo: O rival do braço direito/o gênio
Pefil: Akune é o gênio galante, rival de Zenkichi no amor e no prestigio. Ele representa o gênio, que alcança seus objetivos quase sem esforço. A dinâmica entre esses dois personagens é bem parecida com a de Zoro e Sanji em One Piece.





Nome: Nabeshima Nekomi
Arquétipo: A trapaceira
Perfil: Lembro que Nabeshima era uma das minhas personagens favoritas, junto de Shiranui e Kumagawa (que todos amam, mas só apareceu em flashback até agora). Talvez isso se deva à sua personalidade ambígua e imoral pra uma personagem "do bem". Deve ter a ver com o fato de ela ser una gatinha (trocadilho infame) também. Nabeshima é uma mestra em trapaças cujo maior prazer é derrotar os gênios que não se esforçam por meio delas.


Nome: Shiranui Hansode
Arquétipo: A personagem misteriosa/A curinga
Perfil: Shiranui usa um Ahoge (cabelo idiota) que comumente representa personagens bobos ou inocente. Ironicamente, ela é o completo oposto disso. Pequenininha e com aparência inocente, Shiranui está sempre comendo alguma coisa. Permanece um mistério até um dos últimos arcos do mangá, se não me falha a memória. Até lá ela é uma personagem suporte, amiga próxima de Zenkichi, e neta do diretor da escola, o cabeça do Plano do frasco.


Nome: Unzen Myouri
Arquétipo: A lei imposta/a opressão
Perfil: Unzen é um pequeno gênio cujo lema é "A justiça não significa nada se não passar dos limites". A ordem vem em primeiro lugar, e Unzen não se importa com pedidos ou súplicas. Detesta humanos e impõe sua vontade sobre eles. Sua opressão fica mais evidente quando diz que não acredita que as leis impostas modifiquem a natureza humana para o bem.



 
Nome: Kurokami Maguro
Arquétipo: O tarado/O treinador
Perfil: A figura do sensei tarado já está impressa na nossa memória. A diferença dela para Maguro é que ele concentra toda sua tara em uma só pessoa: Sua irmã mais nova, Medaka. Além disso ele  um gênio em treinamento, tudo que ele tutela produz resultados incríveis. Foi um dos membros do Plano do frasco quando estudava em Hakoniwa.




Nome: Sala 13/Plano do Frasco
Não me estenderei em personalidades individuais nesse post porque o arco deles começa no fim do volume 4, e eles não são tão bem apresentados. Eles são o primeiro grupo de vilões, e como todo bom Shonen, não podia faltar um numero considerado místico. Geralmente esse número não tem muito significado, e escolhe-se o 7. Porém, Nisio escolheu o 13, e ao ler sobre o número essa escolha não me pareceu por acaso. Entre os significados mais interessantes estão os 12 apóstolos (membros do plano do frasco) e Jesus Cristo (Medaka). No Tarot, 13 representa a morte, que simboliza o fim de um ciclo que trás consigo uma renovação ou mudança (condizente com o plano do frasco). Além disso, simboliza genialidade, mais uma vez ressonando com o conceito do grupo.

OS ARCOS

O primeiro arco é o arco do Conselho Estudantil. Esse arco serve basicamente como apresentação de personagens, e angariação de membros para o conselho estudantil. Ele consiste em Medaka ajudando a resolver os problemas que os alunos de Hakoniwa pediram na caixa de sugestões, e cuidando de problemas administrativos, como a competição pela verba dos clubes. Ao final desse arco temos como membros do conselho estudantil: Medaka como presidente. Hitoyoshi Zenkichi como Administrador de assuntos gerais. Akune Kouki como secretário. Mogana Kikaijima como tesoureira.

A esse ponto da história já temos uma gama bem grande de personagens e também o primeiro grande conflito entre personagens e ideologias, que é a luta entre Medaka e Unzen Miyouri. Medaka representa como sempre o bem incorruptível, a fé na humanidade. Unzen é o exato oposto, um jovem de má índole que odeia a humanidade. Sua filosofia se resume em "A justiça não significa nada se não passar dos limites". Não é o primeiro personagem que Medaka tenta mudar, mas é o primeiro (que aparece no mangá até o momento" que ela não consegue. É também a primeira vez que Medaka usa de fato um "poder", caracterizando a transição para Battle Shonen.

Carai, brisei
O segundo arco é o arco do Plano do Frasco, que tem início no final do volume 3. É aqui que a história começa a tomar a forma que se aprofundará no futuro. Ele começa quando Miyakonojo Oudo, o chefe da sala 13, procura Medaka a fim de torná-la sua esposa. Isso mesmo, esposa. Oudo é um dos personagens mais interessantes do arco. Sua aura reflete a majestade e poder de um leão, fazendo com que todos a seu redor obedeçam suas palavras de ordem. Derrotados por Oudo, Medaka e Zenkichi procuram a tutelagem de Maguro no antigo prédio.

A entrada triunfal da classe 13

UM POUCO MAIS SOBRE MEDAKA...

A nossa heroína, apresenta diversos atributos que resumem o protagonismo. É inteligente, benevolente, dedicada, carismática, bonitona, enttre tantos outros. Porém, apresenta algumas características que podem ser consideradas falhas também. Ao longo da obra sua personaldiade e características são bem expandidas, mas já no início uma delas chama a atenção: a aversão dos animais a Medaka. Animais, instintivamente, sentem quando um adversário é mais forte do que eles, e fogem. Medaka apresenta uma força tão grande, que apesar de tentar disfarçar isso ao máximo, chegando a usar uma roupa de cachorro e um sorriso benevolente, até a mais feroz das bestas foge dela.
Malditos furries

CURIOSIDADES

Todos os membros de Hakoniwa que apareceram até agora são do tipo sanguíneo AB, e isso se deve ao fato da crença japonesa de que pessoas de sangue AB são tidos como sonhadores, calmos e racionais, sensíveis, possuem vários hobbies, têm ideais únicos e são criativos, e são calmos e francos sobre relacionamentos amorosos, entre outros. Tudo isso se encaixa aqui e ali com algum personagem, e alguns com vários, como por exemplo, Medaka, que não tem pudores em distribuir beijos, e tem um sonho de encher sua sala de flores.

E por hoje é só. De início eu pretendia fazer um texto unificado, mas percebi que com a análise mais concisa de cada volume eu poderia detalhar mais as observações. O próximo post deve falar sobre os volumes 4 e 5.