17 de setembro de 2017

Analisando os plot holes de Jojo Bizarre Adventure Stardust Crusaders!



Olá, caros Brojos e Jojos. Venho hoje discutir sobre a luta final de Stardust Crusaders, Dio vs Jotaro! 

(Este post é uma adaptação do vídeo postado pelo xForts com o Kaleb no Youtube, E CONTÉM SPOILERS. Clique aqui para ver o vídeo original)

Então vamos começar com a coisa que mais é discutida sobre essa luta na fanbase, que é: 

Dio e Jotaro voando

Durante a luta, principalmente na adaptação em anime da David Production, Dio e Jotaro aparecem voando sem motivo e explicação alguma. Assim como o xForts eu nunca realmente me questionei quando eu assisti Jojo pela primeira vez. A essa altura do campeonato eu já havia me acostumado com todos os clichês, plot holes e conveniências, afinal "It's Just Jojo's"

Porém analisando a cena e observando seus movimentos e uso de anti-gravidade exagerada pelo Araki pra dar mais feeling e estética à luta apenas para ficar mais "COOL" (afinal esse homões travados no ar dão um feeling bem foda à cena), dá para perceber que eles não estão exatamente voando.



O "voo" em Jojo pode ser explicado por 2 variáveis: Impulsos de Stand e ZA WARUDO!

Começando pelos Impulsos, esse é um tipo de movimento que estamos familiarizados, usado, por exemplo, na luta contra o N'Doul. Aparentemente um Stand consegue concentrar uma poderosa força e energia em um membro especifico para criar um impulso e lançar o usuário em uma direção oposta em alta velocidade. Esse movimento causa a ilusão de "voar" que temos lendo o mangá e vendo o anime, afinal eles usam vários impulsos em um curto período de tempo.

O que mais colabora para nos fazer crer que eles voam é a adaptação em anime que exagera aos montes e estende muito o tempo no ar dos personagens. Mas o que você tem que lembrar é de que o anime é uma adaptação do trabalho original do Araki, então eles tem que estender para cobrir os minutos do episódio. O conceito de tempo é bem diferente no anime comparando ao nosso conceito de tempo, coisas que duram 2 minutos de episódio dentro do tempo do anime se passam em cerca de 5 segundos, como quando Dio para o tempo. No mangá, como são quadros, você consegue notar que o tempo que passou foi curto, mas no anime as falas tomam tempo, então segundos se passam em minutos. Quando Dio para o tempo no mangá dura apenas algumas páginas e você não se questiona sobre o tempo. Tudo se passa rapidamente, de forma natural, enquanto no anime eles precisam mostrar os movimentos e falas, coisas que tomam tempo,e por isso o tempo que se passa é relativo. É praticamente o mesmo caso dos 5 minutos de Dragon Ball Z: dentro do universo se passaram 5 minutos, mas para nós, foram 8 episódios.

No mangá fica ainda mais claro que os impulsos são usados, afinal como são apenas quadros capturados da cena, dá pra se notar os detalhes. No anime eles não conseguem fazer isso e realmente parece um vôo exagerado. Em suma: eles não voam, eles simplesmente são jogados por impacto. O fato de eles ficarem muito tempo no ar é uma falha da adaptação em anime que não tinha como fazer diferente. Porém existe uma situação em que eles realmente voam: Quando o tempo para.

O Za Warudo é o foco da luta final e tem um efeito muito grande na gravidade, fazendo todos pararem com exceção do usuário, inclusive pararem no ar. Durante o Za Warudo, Dio consegue flutuar no ar. É como se durante o Za Warudo o Dio simulasse gravidade 0, sendo assim quando ele joga as facas, elas funcionam com gravidade normal, pois elas não são o usuário, então elas congelam novamente assim que Dio larga elas, com um pequeno intervalo, como se ele tivesse controle total da gravidade e tempo no Za Warudo. Então isso é o mais próximo de "voar" que ambos fazem durante Stardust Crusaders.


E então vamos a última cena de voo a ser questionada, quando Dio e Jotaro começam a levitar. Isso é apenas seus stands os puxando de pouco a pouco. Imagine que são vários mini-impulsos ao mesmo tempo. É uma explicação forçada, mas é o mais próximo de uma resposta encontrada para essa cena.

Então como Jotaro e Dio voam na luta final? Eles não voam! Existe um plot hole muito maior e confuso:

Por que Joseph não virou um vampiro? 

Em uma cena anterior, Dio regenerou e "reviveu" Vanilla Ice com seu sangue de vampiro e isso deu poderes de vampiro pra ele. A resposta pra esse acontecimento é que: o Joseph é um usuário de Hamon. Como se pode ver, usar sangue de um usuário de Hamon dificulta a regeneração, por isso Dio demorou tanto para controlar e se acostumar com o corpo do Jonathan. Então Dio vai lá e toma MAIS sangue de Joestar com Hamon, isso deixa ele controlar melhor o corpo mas aumenta a quantidade de Hamon no corpo. Então agora você tem  o sangue do Dio + Sangue do Jonathan com Hamon + Sangue do Joseph com Hamon e além disso, em um corpo de um usuário de Hamon com mais sangue com Hamon. Ou seja, essa quantidade imensa de Hamon anulou as características vampirescas assim que o corpo voltou a funcionar, tanto que o Joseph usa bandagens nos ferimentos que Dio causou.

Agora, vamos ao próximo problema:

Os poderes de Dio em Phantom Blood 

Durante Stardust Crusaders, Dio parece ter esquecido de que era um vampiro e ignora 2 de seus poderes. São eles o congelamento por toque e raios laser saindo dos olhos. Uma explicação realista é a de que se ele mantivesse os 2 poderes, seria extremamente poderoso e praticamente invencível, então o Araki teve que "convenientemente esquecer" seus poderes, e deixá-lo apenas só com regeneração e Time Stop.

Outro motivo é que Stardust Crusaders é uma parte muito distante da parte 1 e 2. A impressão que tenho com a parte 3 é de que ela foi feita para ser um reboot: fecharam a trilogia do Dio, ignoraram o Hamon, criaram os Stands e a única relação que se mantem após Stardust Crusaders são citações do Dio, o filho do Dio, o namorado do Dio e o Joseph. Então o Araki "esquece" os poderes do Dio assim como ele esqueceu do Hamon.

kkkk paradinho ai vc caiu no congelamento do Zapzap :))))

Agora vamos à explicação de dentro do universo de Jojo Bizarre Adventures: O Dio nunca foi um personagem esperto, ele só era malandro. Ele não é o tipo de personagem que pensa e faz, ele é o tipo de personagem que copia o que os outros sabem e alguém faz pra ele. Na parte 1 por exemplo, ele não descobriu sobre a mascará de pedra, ele não descobriu sua origem e muito menos seus poderes, quem fez tudo isso (tirando os poderes) foi o Jonathan. Dio só se aproveitou da pesquisa do Jesus Bombado. Então quando Dio é decapitado ele resolve usar um corpo de um usuário de Hamon, e isso provavelmente foi a ideia mais estupida do Dio.

Hamon não é uma energia que os personagens tiram do nada. Hamon é uma onda de energia que flui por todo o corpo. Respiração, sangue, suor, tudo contém o Hamon, por isso que quando o Zeppeli morreu ele conseguiu passar essa onda de energia para o Jonathan. Dio pegou o corpo de um usuário de Hamon e ficou 100 anos parado com ele. Dentro de Dio os genes vampirescos estão todo dia em luta com a onda de Hamon do Jonathan, algo como o Deadpool, sabe? Ele se cura ao mesmo tempo que o Câncer mata ele. Desde esse momento, Dio está com menos potência em seus poderes vampíricos. Então ele se foca em regenerar e ainda assim ele tem problemas de regeneração. Straights conseguia regenerar grandes pedaços de seu corpo, enquanto Dio precisou que a garota pegasse a perna dele pra ele encaixar e se regenerar. E então depois ele pega o sangue do Joseph com MAIS HAMON AINDA. Enquanto aquilo fez ele conseguir controle total do corpo, sua habilidades foram ainda mais enfraquecidas. Então, sim, da pra se dizer que Dio não usou sua habilidades porque ele foi burro, e por causa do Hamon em seu corpo.


Bom, essa foi a discussão. Quis traduzir o vídeo pois achei ele bem intrigante,  e com bons e bizarros argumentos, e gostaria de saber a opinião de vocês. Também queria que quem não soubesse inglês pudesse apreciar o debate e entender as idéias. Comentem sobre, e digam se foram convencidos, ou se acham os argumentos furados!