29 de outubro de 2017

Billy Bat - Preto ou branco?


Saudações, guardiões!

Antes de mais nada, eu lhes pergunto: você deseja se tornar um herói desse país?

Iniciando esse texto com essa frase um tanto quanto fora de contexto, eu trago a vocês hoje o "primeiro impacto" de Billy Bat, de Naoki Urasawa (Pluto, Monster, 20th Century Boys) e Takashi Nagasaki, mangá seinen que eu estou lendo atualmente.

Eu sou muito fã de Urasawa e 20th Century Boys é um dos meus mangás preferidos. Eu gosto muito da maneira como ele trabalha o mistério e o suspense em suas histórias. É o tipo de autor que sabe como fisgar a atenção do leitor e fazer ele ansiar por cada página.


Billy Bat conta a história de Kevin Yamagata, um quadrinista nipo-americano, autor de um quadrinho que leva o mesmo nome da obra. O enredo começa no fim dos anos 40, em pleno auge da Era de Ouro dos Quadrinhos, o que explica o formidável sucesso de sua obra, uma época bastante propícia para quadrinistas amadores. O quadrinho conta as história de um morcego detetive que se embrenha nos segredos obscuros de uma América em meio à tensão da Guerra Fria. Apesar de ser destinado a crianças, o quadrinho fez um enorme sucesso com os adultos também. Certo dia, abordado em seu estúdio por alguns policias que investigavam um boato sobre espiões russos, Kevin fica sabendo que no Japão existe um mangá com um personagem bastante parecido com o seu. Intrigado, ele resolve viajar até a Terra do Sol Nascente para investigar sobre esse suposto plágio. É ai que a história começa a ganhar proporções gigantescas, envolvendo conspirações que vão desde a época que Jesus Cristo ainda pregava a sua palavra de boa fé.

A imagem do morcego desenhada por Jesus Cristo.

Como marca registrada de Urasawa e algo que eu já apontei agora pouco, Billy Bat é recheado de mistério e plot twists. Cada final de capítulo é uma nova relevação que te faz ficar cada vez mais curioso sobre o morcego.

Em 20th Century Boys, Urasawa colocou fatos logo no início do mangá que só foram explicados no final da obra. 
Pelo o que eu estou prevendo, Billy Bat também será assim. Porra, eu to curioso pra caralho!

A história não gira em torne de Kevin, e sim, do morcego.

Kevin descobre sobre um manuscrito japonês antigo onde havia o símbolo do morcego. Depois de entrar em contato com o manuscrito, ele passa a enxergar o morcego e a conversar com ele.

Ta afim de um
bagulho?
O morcego é muito mais que um mero símbolo. Ele é uma espécie de entidade, capaz de entrar em contato com as pessoas que por ele são escolhidas. É estranho, eu sei, mas é o que eu pude imaginar com o que eu li até o momento. Se quer outra teoria, siga meu raciocínio: imagine ele então como uma "ideia" que tomou forma. Uma ideologia, a convicção de um ideal que assumiu forma para buscar pessoas capazes de colocar em prática a sua revolução.

Ele possui uma forma bastante caricata, como o desenho cartunesco que Kevin faz em seu quadrinho. Quando aparece, ele instiga Kevin e outros personagens a agirem e a tomarem decisões complexas e inesperadas, sempre os colocando em papeis que configuram uma espécie de salvador ou herói. O que explica a frase inicial desse texto. Essa é a pergunta que ele faz a Lee Harvey Oswald quando aparece pela primeira vez a ele.

Se você tem um mínimo de conhecimento da história da terra do Tio Sam, sabe quem foi esse sujeito. Ele é o assassino do Presidente John F. Kennedy.

A partir desse momento, você começa a perceber que o morcego está envolvido nos principais eventos da história da humanidade. Billy não apareceu apenas para Kevin ou Oswald, mas também para várias outras pessoas. A aparição do morcego é sempre vista como mau agouro, e apesar de ele falar do futuro e prover informações sobre eventos significativos, todos tentam evitá-lo. Seguindo os conselhos do morcego, o sensei de Kevin foi capaz de prever alguns acidentes no Japão desenhando-os em seu mangá, enquanto o próprio Kevin na publicação de seu quadrinho estava desenhando os passos de Oswald até o atentado contra o presidente. Billy também não faz questão nenhuma de contextualizar as pessoas que "atormenta". É tudo um tanto confuso, mas que ao mesmo tempo, você releva pela história como um todo. 

As razões e a origem do morcego são desconhecidas para mim até o capítulo que eu li. Eu espero grandes revelações vindas disso.

Em alguns pontos da obra, lemos capítulos das histórias de Billy Bat, o morcego detetive, e temos pequenos relances do processo criativo de Kevin. É um aspecto que eu gostei bastante. Conhecendo o personagem e a sua história em quadrinhos, você entende melhor Kevin e o background do mangá. Tem muitas pistas e referências nas histórias do Billy.

No quadrinho de Billy Bat, todos os personagens criados por Kevin são animais antropomorfizados.
Lee Harvey Oswald é retratado como um coelho. Muito provavelmente é uma referência
a Oswald, o Coelho Sortudo, o primeiro personagem criado por Walt Disney. 

Em muitos momentos da obra, quando Kevin conta sobre suas visões do morcego, alguns personagens perguntam se ele viu o "morcego branco" ou o "morcego preto", porém nenhuma explicação, ainda, foi dada sobre o significado disso. A minha outra teoria é de que o morcego, o Billy, nada mais é que uma representação metafórica dos debates morais envolvendo os personagens. Uma percepção visual do inconsciente de cada um. Usando como exemplo referências famosas, imagine ele como o "diabo e o anjo interno" de cada pessoa. Quando um personagem se encontra em uma situação extremamente complexa e não sabe como proceder, seu cérebro projeta a imagem do morcego como uma forma de encontrar um meio fácil de contornar a situação. O morcego não obriga ou direciona ninguém a um caminho, ele apenas diz o que as pessoas já decidiram, inconscientemente, e deixa elas acreditarem que estão sendo manipuladas. Logo, o morcego preto representa decisões ruins e egoístas, enquanto o morcego branco as boas e altruístas. Como isso se aplicaria as previsões de acontecimentos futuros? Não sei 😂👌😂👌. Mas pode ter as ver com simples poderes pré-cognitivos. Em 20th Century Boys já havia um personagem capaz de ver o futuro. Talvez Urasawa tenha realmente gostado dessa ideia.

As obras do Urasawa são muito eficientes em instigar os leitores a criarem teorias. Fico imaginando como era a galera que acompanhou o mangá na época do lançamento. Eu não sei se teria nervos para aguentar a periodicidade.

Oi, meu chapa.

Ainda tenho mais cem capítulos pela frente, então minha visão da obra pode mudar bruscamente. Porém, até o presente momento, eu tô adorando e não vejo a hora de desvendar os segredos de Billy. Eu irei fazer uma review no futuro quando terminar de ler, explicando melhor a história do mangá, com mais curiosidades e informações. Por enquanto, deixo esse texto para instigar a curiosidade de vocês.