16 de setembro de 2017

Jagaaaaaan - Meu dedo tá coçando pra matar vagabundo!


Saudações, guardiões!

Hoje irei falar para vocês a respeito de um mangá que comecei a ler recentemente (de novo, tenho pegado para ler muita coisa ultimamente): Jagaaaaaan.

Escrito por Muneyuki Kaneshiro e ilustrado por Kensuke Nishida (autor de I Am a Hero in Nagasaki) e publicado pela editora Big Comic Spirits, é um seinen sobrenatural de horror e mistério.

Bizarro é o que define essa obra. Com cenas bastante tensas e pesadas, e um apelo visual muito grande, Jagaaaaaan apresenta um enredo cheio de violência e ação.


FICHA TÉCNICA

Título: Jagaaaaaan (ジャガーン)
Tipo: Mangá
Número de volumes: 3 volumes
Status: Em andamento
Gêneros: Ação, horror, mistério, psicológico, sobrenatural
Demografia: Seinen
Periodicidade: Semanal
MangakáMuneyuki Kaneshiro
DesenhistaKensuke Nishida
Ano: 2017
Publicação no Brasil: Ainda sem data e editora
Anime: Ainda sem anúncio


Capas dos volumes já publicados.

SINOPSE

Jagaaaaaan conta a história de Shintarou Jagasaki, um entediado policial de bairro. Apesar de odiar o que faz, ele leva sua vida tranquilamente ao lado de sua namorada, com a qual vive a algum tempo. Sua maior vontade era poder atirar em todos e resolver seus problemas de uma vez. Certo dia, na expectativa de ajudar um homem bêbado a chegar em sua casa utilizando o metrô, ele se vê diante de uma cena completamente bizarra: um homem louco se transformou em uma besta furiosa e atacou todos ao seu redor, inclusive a Jagasaki, cortando seus dedos e impedindo-o de usar seu revolver. Paralisado e sem ação, ele instintivamente aponta a mão para a criatura, imaginando que queria ter atirado ao menos uma vez na vida, e ela se transforma, disparando uma bala que mata o monstro instantaneamente. Uma coruja aparece e conta que Jagasaki agora está envolto em uma estranha trama envolvendo sapos e pessoas enlouquecidas.


HISTÓRIA
...com alguns spoilers

A coruja que aparece diante de Jagasaki, chamada Sanshirou Dokuyamada (ou Doku-chan, para os íntimos) explica a ele que a razão do homem no metrô ter se transformado naquele monstro foi devido a um sapo enlouquecido. Sapos enlouquecidos se hospedam em pessoas frágeis e as transformam em humanos fraturados, que são bestas ensandecidas possuídas por seus desejos selvagens e mágoas mais profundas. Completamente fora de si, o humano fraturado ataca a tudo e a todos ao seu redor, e Doku-chan incube a Jagasaki a missão de exterminá-los.


Jagasaki descobre que sua namorada, Yuriko, também era hospedeira de um sapo. Ela acaba se transformando em um monstro, depois de fazer um discurso sobre como se sentia triste e desolada pela falta de interesse de Jagasaki em um casamento. Depois de inevitavelmente eliminá-la, Doku-chan revela a Jagasaki que ele também é um humano fraturado, mas como seu hospedeiro ainda era um girino, a sua transformação era mais lenta. Para evitar que a transformação acelerasse e ele então virasse uma besta insana, seria necessário caçar outros sapos enlouquecidos e alimentar Doku-chan com eles. A "bola de merda" que a coruja solta depois de comê-los é a droga capaz de estabilizar a processo. Belo e moral.

Chamem o leão do Proerd!

Com o avançar do enredo, e depois de alguns embates com outros humanos fraturados, Doku-chan revela a Jagasaki que se ele for capaz de caçar todos os sapos enlouquecidos e então, por fim, se matar, a coruja conseguiria criar uma nova vida do zero. Com isso, o corpo de Jagasaki seria restaurado e ele voltaria ao normal. Porém ele recusa, e diz que irá fazer isso para trazer Yuriko de volta. Assim começa sua louca jornada...

PERSONAGENS

Nome: Shintarou Jagasaki
Idade: 27 anos
Ocupação: Policial
Codinome: Jagaaaaaan, o Guerreiro Humano Fraturado (um trocadilho com a palavra jagan, que provavelmente remete ao jagan budista, o Terceiro Olho de Buda, com o qual ele seria capaz de espiar o sofrimento das pessoas e assim auxiliá-las da melhor maneira possível)
Bio: Aparenta ser uma pessoa extremamente gentil e prestativa, mas esconde suas reais intenções atrás de seu famoso sorriso falso. Apesar de servir à comunidade através de sua profissão como policial, ele reprime o desejo de meter um tiro na testa de cada um que enche o seu saco. Seu estado fraturado permite alterações em seu corpo capaz de transformar seus membros em armas de fogo dos mais variados tipos.

Nome: Sanshirou Dokuyamada (Doku-chan)
Idade: ?
Ocupação: Mentor
Bio: Apareceu pela primeira vez quando Jagasaki viu o primeiro humano fraturado. Não se sabe muito a respeito de Doku-chan, além de que ele é capaz de compreende melhor o ser humano depois de se alimentar de um sapo enlouquecido e de que é capaz de produzir bolas de merda que servem para estabilizar o processo de transformação em humano fraturado. Incentivou Jagasaki a ir atrás dos humanos fraturados hospedeiros dos sapos. Costuma tratá-lo muito mal.



Nome: Ichizaka Yuriko
Idade: ?
Ocupação: Enfeite de geladeira
Codinome: Hiscorpion (no horóscopo chinês o escorpião representa a luxúria)
Bio: Namora com Jagasaki há dois anos e vivia junto com ele. Tem o desejo de se casar, porém não costuma insistir muito com isso esperando que ele tome a iniciativa. Devido a esse forte desejo repreendido, acaba virando uma humana fraturada e é morta por um tiro de seu namorado. Jagasaki guarda sua cabeça dentro da geladeira, esperando o dia em que possa eliminar todos os sapos enlouquecidos e traze-la de volta a vida.


Nome: Motomu Robahata
Idade: 27 anos
Ocupação: Funcionário de uma agência de empregos temporários e estuprador
Bio: Estudou com Jagasaki durante o segundo ano. Trabalha principalmente na organização de shows e eventos. Tem como hobby o voyeurismo, escolhendo mulheres que encontra durante seus trabalhos para persegui-las e instalar secretamente câmeras em suas casas para filmá-las em seus atos íntimos. Se tornou hospedeiro de um girino enlouquecido e acabou obtendo as capacidades de um humano fraturado que o permitem encantar mulheres, resultado dos seus selvagens desejos carnais por prazer e seu recente amor incompreendido.

Nome: Clarabelle Kawamotto (Bell)
Idade: 23 anos
Ocupação: Policial
Bio: Amiga de Jagasaki, atua no mesmo posto policial que ele. Gentil, meiga e simpática, aparenta ter sentimentos por ele. Depois de ser salva do ataque de um humano fraturado por Jagasaki, acaba descobrindo sobre suas capacidades e sua missão.






Nome: Chiharu Matsuyamachi
Idade: ?
Ocupação: ?
Codinome: Hidarikikki
Bio: Um misterioso humano fraturado com a capacidade de criar raízes e árvores. Acredita que humanos fraturados são pessoas em busca de felicidade, e acha que isso é uma forma válida de egoísmo. Enfrentou Jagasaki uma vez e em outra ocasião o salvou.





Nome: Naraku
Idade: ?
Ocupação: Mentor
Bio: O falcão que acompanha Chiharu. Aparenta ser bastante sábio.









Nome: Sapo Enlouquecido™
Ocupação: Se hospedar em humanos
Bio: Depois de uma estranha chuva, começaram a surgir aos montes pela cidade e a se hospedar nos mais variados tipos de pessoas. É o verdadeiro vilão da história (até o presente momento). Uma pessoa possuída por um sapo enlouquecido não pode mais voltar ao normal. São alimento para pássaros como Doku-chan e Naraku.







HEIWA HAPPINESS HEROES


Depois de um pronunciamento na televisão feito por um universitário de nome Misogi Hokuto, descobre-se que existem mais pessoas como Jagasaki e Chiharu. Através de um questionário meticuloso, Misogi foi capaz de recrutar, juntamente com Jagasaki, outros quatro humanos fraturados com capacidades únicas. Juntos, eles formaram o Heiwa Happiness Heroes, o grupo de heróis mais bizarros que você vai conhecer.

Nome: Misogi Hakuto
Idade: 21 anos
Ocupação: Universitário
Codinome: Misogideon, o Coração Bondoso Guerreiro Humano Fraturado
Bio: Devido  a seu forte senso de dever e justiça e acreditando que sua capacidade como humano fraturado é um meio de ajudar a sociedade, fez um pronunciamento na televisão para convocar outras pessoas a ajudá-lo. Pode deixar seu corpo com uma aparência robótica baseada em mecanismos movidos a engrenagens e até agora suas habilidades são desconhecidas.


Nome: Aruko Oruto
Idade: 35 anos
Ocupação: Lixeiro
Codinome: Bebumloco, o Excêntrico Guerreiro Humano Fraturado
Bio: Um homem de meia idade que quer ser prestativo. Suas capacidades são, até então, desconhecidas, porém apresentou ter uma grande velocidade e força.






Nome: Imashika Moroha
Idade: 16 anos
Ocupação: Colegial
Codinome: Mulher Corte, a Lâmina Dupla Guerreira Humana Fraturada
Bio: Arrogante e metida. Suas capacidades envolvem transformar seus membros em lâminas afiadíssimas.







Nome: Kujou Yuma
Idade: 25 anos
Ocupação: Bibliotecária
Codinome: Yumama, a Curandeira Demônia Guerreira Humana Fraturada
Bio: Um pouco tímida, não sabe direito como deve proceder com seus poderes, e espera aprender com os outros do grupo. Suas capacidades são de cura, mas não foi revelado o quanto sua cura é efetiva.





Nome: Kida Taro
Idade: 24 anos
Ocupação: Vagabundo
Codinome: Lamacento, o Pegajoso Guerreiro Humano Fraturado
Bio: Um homem a espera do melhor momento para poder fazer a sua parte para salvar a humanidade. Suas capacidades são de transformar seu corpo em uma espécie de lama, sendo imune a golpes físicos.







INFORMAÇÕES ADICIONAIS

O TOM DA OBRA

Sim, Jagaaaaan é uma obra +18, por conter cenas pesadas de violência e sexo.

Apesar de ser um mangá classificado como horror, eu diria que é um horror mais visual do que psicológico. Temos cenas tensas, mas nada além disso. As cenas mais desconfortáveis são as relacionadas ao Robahata, que em um dos capítulos durante sua transformação em humano fraturado, faz sexo de um modo bastante bizarro com a moça pela qual era apaixonado, e eu sinceramente não descarto que aquilo foi um estupro.

O visual de Robahata como humano fraturado me lembra o Femto de Berserk.
O humor da obra é sutil, através de cenas levas envolvendo Doku-chan e Jagasaki, que vivem trocando farpas. O excelente traço do desenhista também combina com a aura mórbida e bizarra da obra, mesclando facetas caricatas aos personagens para expressar a loucura ou a sua falta de sensibilidade com o que acontece ao redor.


Indo do trágico ao absurdo, do cômico ao bizarro, Jagaaaaaan é uma mangá que explora vários fatores que compõem o horror. O horror não significa necessariamente sustos e monstros, mas também a percepção das camadas mais profundas do ser humano e  quão horrível e maligno é a transformação de alguém devido aos seus desejos mais íntimos. Analisando mais friamente, todo ser humano é um monstro em potencial, e creio que seja isso que Jagaaaaaan quer explorar em suas páginas.

O SIGNIFICADO DOS SAPOS ENLOUQUECIDOS & OS HUMANOS FRATURADOS



Aparentemente, o surgimento dos sapos se deu através de uma estranha chuva, e essa é a unica informação sobre a origem deles até o presente momento. Então futuramente, talvez no meu review final sobre a obra, eu fale mais sobre eles.

O que eu vou falar agora é uma teoria especulativa do significado desses sapos. 

O anfíbio, em alguns mitos e lendas, é associado à transformação (sendo o maior exemplo na literatura do conto do Príncipe Sapo, mais precisamente a versão dos Irmãos Grimm). Ele também tem um significado dentro da alquimia, sendo simbolicamente representado como a matéria prima que se transforma e trás à tona as mais profundas cobiças do indivíduo, que acabam por levar a ele se afogar em seus próprios excessos. Na cultura egípcia, a Deusa Rã Heqet está relacionada ao nascimento e a evolução do girino em sapo significava a ressurreição. Em resumo, o sapo representa a metamorfose do próprio ser humano e suas muitas evoluções ao decorrer da vida. Relacionando isso aos humanos fraturados, podemos notar as semelhanças. Uma transformação nem sempre é benéfica, e nem sempre caminha para a realização dos desejos do indivíduo. Olhando por outra ótica, mesmo o estado de humano fraturado não tendo benefício algum ao portador, não deixa de ser uma evolução de seu estado natural: ele deixa de lado suas fraquezas e transforma seus desejos e mágoas em uma violência altamente destrutiva. Esse estado pode muito bem ser traduzido como a forma mais selvagem da cobiça, e a cobiça é o pecado secreto do coração segundo a Bíblia. Se levarmos em conta que dentre os nove primeiros mandamentos da lei de Deus (seguindo os princípios da Bíblia católica) todos podem ser julgados pelos olhos dos homens comuns, a cobiça é o único fator arbitrário que não podemos prever. O humano fraturado é alguém que teve toda a sua cobiça exposta, e não só ela, como seu orgulho, suas pretensões, mágoas, arrependimentos, e agora ela pode ser espiada por qualquer um.

Ok, eu fui bem longe agora, mas como eu disse, é tudo especulativo. Por hora, foi o que eu consegui pensar com o que o mangá ofereceu.

Um humano fraturado não pode voltar ao normal depois que se transforma por completo. O que evita que Jagasaki perca o controle de si mesmo são dois fatores: o girino enlouquecido em seu interior ainda não ter evoluído para sapo e as bolas de merda. Quando Doku-chan come um sapo, ele... caga, e suas fezes devem ser ingeridas pelo hospedeiro do sapo para evitar que o processo de transformação agilize. Também é citado que usar a transformação com certa frequência faz com que a transformação se acelere cada vez mais, significando que a caçada aos sapos deve acompanhar a utilização dos poderes. Não se sabe se existe algum limite na transformação de um humano fraturado. Cada transformação é diferente, dependendo dos desejos e mágoas do hospedeiro do sapo.

JAGASAKI E SEU ARSENAL

O exército de um homem só. Uma mistura de John Wick e Frank Castle.
O desejo repreendido de Jagasaki era sua vontade de, literalmente, atirar em tudo e todos. O que é bem comum para qualquer um, hoje em dia... Vivemos tempos estressantes. Depois de se tornar hospedeiro de um dos sapos enlouquecidos, ele foi capaz de transformar suas mãos e braços em poderosas armas de fogo, não se restringindo a apenas um modelo. No decorrer dos capítulos, Jagasaki foi capaz de transformar seu braço desde um fuzil de precisão (sniper) com direito a mira telescópica até a uma bazuka e uma metralhadora giratória. Ainda não foi mostrado qual o limite de seus poderes, mas aparentemente ele tem um acesso ilimitado a qualquer tipo de arma de fogo que ele possa imaginar, já que seu corpo se molda através do seu desejo.

APARENTEMENTE, NINGUÉM LIGA...


Foi mostrado uma quantidade considerável de sapos enlouquecidos caindo do céu, o suficiente pra enlouquecer uma cidade inteira. Porém, até o presente momento do mangá, não foram muitos humanos fraturados que apareceram. O que me leva a crer que não basta você ser possuído: há alguma outra condição a ser preenchida. Todos nós temos desejos repreendidos, correto? Mas nem todos temos a mentalidade para sermos consumidos por eles. Acredito que apenas pessoas de mentalidade fraca sejam afetadas pelo sapo enlouquecido, ou que possuam desejos realmente mais intensos que o normal.

Novamente, apenas especulação.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
...e minha opinião pessoal

Jagaaaaaan não é uma obra que eu recomendaria para qualquer pessoa. Não pelas bizarrices, não pelo enredo estranho, ou pelos personagens pouco ortodoxos, mas sim por não ser uma obra que se leva a sério. Uma coruja usando chapéu de aviador? Nem todo mundo vai com a cara de um mangá estranho desses.

Mas eu tenho que tirar o chapéu para o autor. Não é uma obra que tenta te vender uma daquelas lições de moral baratas. O protagonista, apesar de se considerar um herói, é bastante egoísta, como aponta Chiharu. Jagasaki diz ao Misogi e seu grupo que pessoas que ganharam poderes devido sua cobiça não deveriam se considerar heróis já que não estavam aptos a julgar os outros. Mas, se for para você ser egoísta... Então tire vantagem disso.

Geralmente o "mocinho" tenta se redimir deixando seu passado para trás e buscando modos de purificar seus pecados. Jagasaki aceitou sua condição e faz dela a sua melhor arma. Ele não renega seu estado, muito pelo contrário: sua mão coça para atirar o dia inteiro.

Ele esconde suas intenções atrás de um falso sorriso. Não seria ele um vilão agindo como herói?