19 de outubro de 2017

Uratarou - O peso do cancelamento


Olá, aspirantes a mangaká! Hoje venho com esta humilde review de Uratarou lhes contar de um dos maiores males desta indústria: os cancelamentos.

Quando comecei a ler Uratarou nunca esperei falar sobre o cancelamento, e sim sobre a sua característica visual, mas não teve como não tocar no assunto. Vamos à Review!


FICHA TÉCNICA

Título: Uratarou (うらたろう)
Tipo: Mangá
Número de volumes: 6 volumes
Status: Finalizado (cancelado)
Gêneros: Aventura, Histórico, Sobrenatural
Demografia: Seinen
Mangaká: Atsushi Nakayama
Ilustrador: Atsushi Nakayama
Ano: 2016



Volumes já publicados (o volume 6 ainda não foi publicado)

SINOPSE

O que Chiyo mais sonha é ser imortal... Não por arrogância, mas simplesmente porque ela só tem 1 ano de vida. Por isso, ela parte em uma jornada com seu "avô" em busca de todas as lendas referentes a imortalidade existentes no Japão feudal, até que ela encontra um verdadeiro imortal. Mas ele não tem a menor intenção de ajudar Chiyo em sua jornada para a imortalidade, já que tudo o que ele mais quer é... morrer.

REVIEW

Eu acho importante começar a review dando algumas informações básicas sobre o cancelamento de mangás. O cancelamento se deve, quase  exclusivamente, à baixa popularidade de um mangá. Vamos pegar como exemplo a revista mais conhecida por cancelar mangas, a Weekly Shounen Jump!. Vou citar 2 obras de exemplo: Hungry Marie e Bleach. Primeiro como funciona o sistema de cancelamento da Jump? A Jump utiliza o TOC (Table of Contents). O TOC é um ranking de popularidade, baseado em um tipo de enquete/votação que em todas  edições da revista, e define a ordem dos capitulos na seguinte. Por exemplo:

Black Clover c112 (Capa e Página Colorida de Abertura)
01 - One Piece c868
02 - Yakusoku no Neverland c41
Dr. Stone c13 (Página Colorida)
03 - Kimetsu no Yaiba c64
04 - Haikyuu!! c256
Boruto: Naruto Next Generations c13 (Página Colorida)
05 - Boku no Hero Academia c140
Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai c17 (Página Colorida)
06 - Shokugeki no Souma c217
07 - Saiki Kusuo no Sainan c246
08 - Yuragi-sou no Yuuna-san c65
09 - Hinomaru Zumou c147
10 - Samon-kun wa Summoner c83 (FIM)
11 - Robot×Laserbeam c11
12 - Gintama c637
13 - Harapeko no Marie c14
14 - Spring Weapon No. 1 c31
15 - Poro no Ryuugaku-ki c14
16 - U19 c16


One Piece fica em primeiro, afinal é o manga mais vendido da revista. Em seguida vem os titulos que estão estourando atualmente na Jump: Neverland, Dr. Stone, Kimetsu no Yaiba e Haikyuu!!. No fim da lista estão os mangás prestes a serem cancelados ou finalizados: U19 (cancelado), Gintama (caminhando para o seu fim, não foi cancelado) e Hungry Marie (cancelado).

Obras estreantes tem direito a 7 semanas livres, para só então serem colocadas no rankeamento. Por exemplo, obras que estreiam na edição 41 só serão rankeadas na edição 48. Cancelamentos são anunciados geralmente 3 semanas depois da queda do TOC, então por isso, geralmente, os mangakas de obras iniciantes recebem a noticia mais ou menos no capitulo 13 e têm que se adaptar pra acabar a obra no tempo que a revista propõe.

É baseado nesse ranking de popularidade e nas vendas de volumes encadernados, que os mangas são cancelados. E não são só os novatos que andam na corda bamba do cancelamento. Bleach, apesar de muitos anos na revista, também foi finalizado bruscamente. Kubo nunca escreveu bem, isso não  surpresa, mas o final de Bleach é extremamente criticado por ser acelerado e finalizar tudo muito sem sentido até mesmo para seus padrões (pelo que me contaram, eu que não perco meu tempo lendo Bleach até o fim). A Jump tem parte da culpa disso. Bleach foi enfraquecendo em sua popularidade e a Jump cobra o fim de obras que não rendem tanto quanto antes (mesmo que ainda rendam alguma coisa), pois querem emplacar novos títulos de peso (como está sendo com Dr. Stone e Neverland).


Agora voltando a Uratarou, vocês já viram as minhas impressões iniciais, então antes de começar a review eu gostaria de comentar o que eu acertei, o que eu mudei de opinião e o que a obra me entregou do que ela prometeu no começo.

Inclusive se você não viu meu Primeiro Impacto: Uratarou - Monstros! E o resto...

ATENÇÃO: SPOILERS ABAIXO!


Novamente, acertei todo o arquétipo de personagem do Uratarou e da Chiyo, e essa ideia de plot se mantém por pelo menos 30 dos 50 capítulos. Isso só começa a mudar um pouco quando a Chiyo descobre que pessoas morreram por conta dela, depois volta, finaliza e muda de novo. Isso não é necessariamente um defeito, claro o mangá foi previsível (nesse ponto) mas ele não era um suspense. É como em One Piece, onde você sabe que o Luffy vai virar o Rei dos Piratas e pegar o tesouro,  mas o importante é a Jornada, e não o Destino.

Sabe aquela narrativa de conto feudal? Isso se perde totalmente na mesma parte. Inclusive, a partir daí o ritmo do mangá começa a desandar. Mas claro, tem um motivo que eu citarei mais para frente na review.

Uratarou se tornou muito mais interessante à medida que enfraquecia no ritmo. A obra tem seus plot twists, e me dói o fato de não haver muitos monstros depois do primeiro volume além de demônios.

HISTÓRIA - 6/10

A trama de Uratarou começa com Chiyo encontrando Uratarou. Após isso, seu avô morre e eles seguem viagem, enfrentam uns dois monstros, e então aparece o quarto, Fusemaru, o Lobisomen. A partir daqui Uratarou (o mangá) muda muito. Nesta parte somos apresentados ao tio da Chiyo, e levá-la de volta a seu clã, tendo já capturado sua mãe. Ele usa o Fusemaru para sequestrar a Chiyo. Nesse "arco" tudo começa a ser apressado e temos o primeiro indício de que a revista estava ameaçando o mangaká a correr com a história.

Vamos aos problemas desse arco: Primeiro, temos DOIS personagens nesse arco que são deixados para mais tarde e não aparecem mais: o próprio Fusemaru e o Biwahoushi sem nome (pelo menos não me recordo do nome dele). Eles deixam uma dica de que "voltarei futuramente" e nunca mais aparecem. Esse é o tamanho do peso do cancelamento em Uratarou. Falarei disso mais pro final, seguindo com o plot, eu sinto que o ritmo de Uratarou ficou mais acelerado aqui, e meu amigo eu gostei bem mais desse novo ritmo, ficou com menos cara de conto e eu particularmente não sou fã de contos japoneses. Aqui somos apresentados aos demônios de verdade e descobrimos que a mãe da Chiyo ainda está viva e terá um peso emocional mais pra frente (será que realmente vai ter o mesmo peso emocional apresentado nesse arco?). Por último, são inseridos 2 novos personagens para o grupo de protagonistas, a imperatriz Antoku e seu servo Noritsune. Antes de finalizar o papo sobre este arco, queria dar um destaque pra cena do Fusemaru sendo acariciado, vocês sabem do que eu estou falando.

Após isso somos (literalmente) jogados pro ar no arco onde fica bem claro que o autor recebeu a noticia de que "não vai dá não" e seu manga seria cancelado. Aqui o ritmo acelera mais e muitas coisas acontecem, Chiyo se choca com a realidade de seus atos, a barriga cresce, percebe que gosta do Uratarou, somos apresentados a uma grande família de demônios, ela desiste de procurar a imortalidade, ela é humilhada pela população e maltratada, ela tenta se suicidar, eles perdoam ela, Kinkuma vira humano(a) (tenho minhas duvidas), o Uratarou começa a demonstrar uma mudança de pensamento e uma paixão pela Chiyo e pelo menos 3 demônios são derrotados em luta. É realmente muita coisa, mas muita coisa, o autor acelerou muita coisa pois ele precisava nos mandar pra conclusão em menos de 40 capítulos, numa obra que claramente estava planejada para ter uns 300.


Após essa aceleração massiva, temos um pequeno arco onde o(a) Kinkuma tenta fazer o rei demônio despertar na barriga da Chiyo, porém ele(a) fracassa e acaba sendo convencida pela Chiyo de dizer onde ela pode conseguir a imortalidade.

Seguimos então para o grande arco que conclui a aventura da Chiyo, o Yomotsu Hirasaka. Aqui tem um salto gigante no plot, a declaração final, a paixão de ambos florescendo à luz da lua e suas últimas palavras da noite.

Esse é o painel mais bonito do mangá sem dúvidas

Logo após um lindo e apaixonado beijo, eles são interrompidos pelo avô da Chiyo que assume forma humana graças ao poder do território, ele presenteia Chiyo com um presente bem inesperado, a cabeça de sua mãe. Seu avô se revela então o irmão mais velho (e mais forte) de Kinkuma e diz  escolheu esse método demorado de enlouquecer a Chiyo pois é mais delicioso ver o desespero inesperado (SO FUCKING E-D-G-Y). O Rei Demônio acaba nascendo, porém diferente do esperado ele odeia a vida, ele quer morrer e é totalmente depressivo. Uratarou se desespera e se torna mortal por conta do sangue de Chiyo (que explodiu em pedaços durante o parto), assim ele percebe que não quer morrer e quer revivê-la, passando a adorar a vida.

Vocês viram quanto conceito bom, quanta ideia boa e promissora desperdiçada numa correria e putaria de poucos capítulos? Eu nunca senti tanta pena de um mangaká quanto do Nakayama nesta obra. Ele tinha conceitos ótimos para serem usados conforme o tempo, mas todos tiveram que ser mega apressados para caminhar pro final que inicialmente teria. Muita coisa se perdeu, e, bem, a culpa não é do cara. O mangá dele foi cancelado, ele precisava correr pra terminar dentro do máximo de capítulos que a revista deixou ele enrolar, o que era pra acontecer em 300 capítulos, acontece em 50 e isso prejudica muito, mas muito mesmo a história. O drama da mãe morta e da morte da Chiyo funcionam muito mais como "Plot Twist" do que como um drama, porque drama precisa de tempo para ser trabalhado, e ele não teve esse tempo. Aliás eu gostei muito dos conceitos dessa parte. Eu realmente me surpreendi, tanto com o avô, quanto com o nascimento do Rei Demônio. Todo o sentimento de "tudo está perdido" é sensacional, porém muito corrido pra amadurecer essa ideia.

Seguindo, um time-skip acontece, muitos anos se passaram (não é informado quantos anos). Agora a Antoku e seu servo são descartados e nunca mais aparecem sem motivo porque, novamente, não teve tempo de se livrar deles. Uma nova personagem é apresentada: Mogari. Aqui Uratarou se torna outro personagem, ele se transforma na Chiyo.

Sim, ESSE é o Uratarou
Essa mudança do personagem estava sendo levemente construída no começo, mas acelerou MUITO nos 3 arcos citados aqui e no time-skip mudou de vez pra outro ser. Novamente, o cara não teve tempo e nem oportunidade pra desenvolver o personagem devido ao cancelamento. Agora Uratarou segue com a missão de juntar as 7 Esferas do Dr--, as 7 Partes da Chiyo para revivê-la. Ele enfrenta demônios, demonstra que não quer matar ninguém, luta com o irmão sumido da Chiyo que pega todas as partes dela com o avô (menos a cabeça que estava com o Uratarou). 

Seguindo pro final, Chiyo é revivida com uma maldição e isso acaba matando o Uratarou. Assim que ele morre ela fica livre da maldição. Fim.

Eu fico realmente triste de como o mangá tinha várias ideias e conceitos bons que foram desperdiçados por conta do cancelamento. É totalmente compreensível o hate em cima da obra, mas não acho justo com o autor. Se não tivesse a justificativa do cancelamento e mesmo assim o mangá fosse exatamente desse jeito eu daria um 4 pra história, mas com essa justificativa tive que aliviar pra um 6, pra ser justo com a obra.

A mensagem que Uratarou queria passar foi perdida com o . A mensagem da importância da vida e o que é "viver".

ARTE - 9/10

Eu adorei a arte de Uratarou. Aqui eu vou ter que spammar algumas imagens para vocês entenderem meu ponto então, aguentem, hahaha. Certamente procurarei mais obras desse autor. O traço de Uratarou é bizarro e assustador, e cairia muito bem numa obra de terror.







Fala que não é um puta potencial pra terror?

PERSONAGENS - 8/10

Os personagens de Uratarou não são ruins. Apesar da maioria ter conceitos clichês e serem E-D-G-Y, são interessantes. Só não foram bem aproveitados por conta do cancelamento (Maldita Young Jump).

ENTRETENIMENTO - 8/10

Uratarou não é chato e tem um bom ritmo. Seu começo é desinteressante e no final ele estraga, mas não fica entediante, mesmo quando ele acelera (e fica ruim). Não dá pra ficar enjoado da obra, e ela te mantém interessado pra saber aonde essa porra vai dar.

NOTA FINAL - 7/10

Eu dei muita aliviada nessa review por conta do cancelamento. Novamente, se eu não tivesse ciência do cancelamento eu teria dado um 5 pra esse manga, mas como tem toda uma justificativa eu não consigo ser tão cruel. Eu realmente sinto pena da obra e queria que o autor refizesse ela em outra editora (o que é impossível). Bem essa foi a minha primeira Review aqui no blog, espero que tenham gostado! Criticas e sugestões são bem vidas, lembre-se que feedback é sempre importante!