31 de outubro de 2017

Gyo - Especial de Halloween


Olá mijadores e mijadoras de cama, hoje venho aqui com uma Review de ESPECIAL DE HALLOWEENVenho trazer uma das mais famosas obras do Mestre Junji Ito!

Esta foi o meu primeiro contato com um mangá do Junji Ito e devo dizer que foi uma experiência fantástica. Leiam Gyo ouvindo isto:



FICHA TÉCNICA

Título: Gyo: Ugomeku Bukimi (ギョ うごめく不気味, Gyo: O Arrepiante Fedor da Morte)
Tipo: Mangá
Número de volumes: 2 volumes
Status: Finalizado
Gêneros: Mistério, Drama, Horror, Sci-Fi, Psicológico
Demografia: Seinen
Mangaká: Junji Ito
Ilustrador: Junji Ito
Ano: 2002

 

Capa dos Volumes

SINOPSE

Tadashi e Kaori são dois jovens que procuram ter férias de verão divertidas, mas na praia onde estão, vários acontecimentos estranhos começam e se espalham por todos os lados, levando pânico ao casal e ao resto do Japão.

REVIEW

Eu não sou uma pessoa que curte animes e mangas de terror, simplesmente por que nenhum chega a dar medo ou susto. O mais próximo de terror que eu senti com um manga foi em Shingeki no Kyojin, a aparência dos Titãs é algo levemente assustador. Porém, Gyo conseguiu me pegar. O meu tipo favorito de terror é o terror situacional, você se imaginar nessa situação de merda e pensar "é, caralho, que merda". Gyo me fez pensar "é, caralho, que merda" a cada capitulo, eu realmente me senti incomodado. Assustado? Não. Com medo? Não. Mas incomodado.



ATENÇÃO: SPOILERS ABAIXO!



HISTÓRIA - 9/10

Não tenho muito o que comentar sobre a trama, é bem construída, o suspense é muito bem feito, é curioso e intrigante. Uma das coisas que queria comentar era sobre como o homem foi a causa da própria ruína.

Eu acho interessante como Gyo mostra o comportamento humano. Inicialmente nosso protagonista julga ser alguma bizarrice da natureza, em seguida se descobre que é culpa do ser humano e no final são humanos lutando contra suas próprias criações. Isso é a natureza do ser humano, julgar e botar a culpa em outro e quando descobre a própria merda acaba se fodendo tentando resolver. A causa da destruição da raça humana em Gyo foi uma arma de guerra criada pelos humanos (claro, a matéria prima era natural, os germes). Uma arma criada por humanos para destruir humanos foi o que nos dizimou. O mundo foi a grande vítima. Animais, humanos, tudo acabou sendo perdido por conta dos conflitos humanos. 


Como eu disse, é muita pouca coisa para se comentar, por isso vou usar este espaço para comentar minha interpretação do terror de Gyo.

O terror de Gyo é o terror situacional, é aquela coisa que tu se imagina ali e pensa "caralho mas que merda", como eu já citei anteriormente. Como funciona este tipo de terror? Vou dar um exemplo simples:

 

Seja sincero, qual destes 2 filmes lhe dá mais medo ou desconforto? Para mim de longe é Hora do Pesadelo. Entre estar em um lugar do qual ao conseguir escapar está seguro, e contra um ser imparável, porém mortal ou ser perseguido e morto por um ser teoricamente intangível que controla o universo que você se encontra e te pega na hora em que você está mais indefeso e sem poder pedir ajuda, eu fico com o plot do Freddy. Esse é o terror situacional (aliás quero deixar claro que esta expressão não existe, eu que chamo assim). Claro, a situação do Jason ainda é uma merda, mas se você for pensar, a situação do Freddy é muito mais desesperadora.

Voltando a Gyo, todo o terror da obra se baseia nisso. Me arrepia pensar em peixes com pernas de baratas andando pelas ruas, as cenas dos peixes menores escalando as pessoas me deixa muito mais incomodado do que a cena do tubarão, apesar de que a cena do tubarão ferido empurrando a porta é tão incomodante quanto a dos peixes pequenos. 


De longe a coisa que mais me deixou tenso em Gyo foi o peixe do saco de lixo. A ideia de algo morto te perseguindo, por cidades, ilhas, um monstro que não desiste depois de morto e que te persegue, é arrepiante. É tipo o Jason, porém realmente imortal e sem trava de região. Porém o fato de ser um saco movido a gás, uma coincidência que não é uma coincidência, argh é aterrorizante.


ARTE - 9/10

O traço realista do Junji Ito é fantástico, eu me sentia lendo uma HQ em preto e branco como The Walking Dead, deixa tudo muito mais palpável, mais real. Os movimentos do Tubarão são extremamente realistas, eu consigo sentir que aquilo é um tubarão se movendo em um local pequeno sem entender o que está acontecendo apenas seguindo o instinto.

O movimento mecânico das pernas, as reações dos personagens, tudo é muito realista e colabora muito com o enredo para criar um clima aterrorizante.

Outro elogio que tenho que fazer são as onomatopeias, são ótimas para imaginar o agonizante barulho que peixes fora d'água fazem. 





PERSONAGENS - 8/10

Olha, vou te contar, o Tadashi merece o troféu de melhor namorado, porque pelo amor, viu, o cara é gente boa demais. Gostei muito do protagonista porque vi um pouco de mim nele, a maneira de apoiar a namorada por exemplo. A namorada cumpre seu papel, sendo extremamente sensível, irritante e cruel. O tio é o personagem mais intrigante, eu tenho que ler algo sobre este mangá para entender o real objetivo dele e o que aconteceu no final. Fico devendo por enquanto, quem sabe em breve faço um Perfil sobre o tio do Tadashi. Este não é um manga de grandes personagens, mas os que existem cumprem seu papel com o plot.

ENTRETENIMENTO - 9/10

Gyo é muito fluido e curto. Tu termina numa lapada só, os retratos são bem diferenciados, facilitando no encaixe visual de uma página pra outra.

BONUS #1 - O Triste Conto Do Pilar Principal

Os 2 últimos capítulos de Gyo são contos à parte. O primeiro deles é a história sobre um homem que foi encontrado debaixo de uma coluna que se retirada iria demolir a casa. Ninguém sabe até hoje como ele foi parar ali.

De longe de todas as coisas sem sentido e bizarras em Gyo, essa conseguiu se superar, não tenho nada que comentar além de que terminei este capitulo com uma imensa confusão na cachola. 


BONUS #2 - O Enigma Da Fenda De Amigara

Este é o meu favorito dos 2. Enquanto o primeiro chega a ser cômico este é amedrontador. Aqui é contada a história de uma parede rochosa com formato de pessoas. Um dia algumas pessoas encontram buracos com seus formatos e se "encaixam". Após se encaixarem, elas começam a entrar na montanha automaticamente. Este conto fala sobre nós acharmos nosso lugar. Os seres humanos gostam de se sentirem especiais, por isto quando eles vêem algo feito para eles, eles se emocionam e ficam orgulhosos. "Este é o meu buraco, ele foi feito para mim, ele precisa de mim". 

Agora focando na parte do terror, é extremamente assustador os seres humanos sendo atraídos para uma armadilha como mosquitos indo para lâmpada. E pior que isso são pessoas sendo distorcidas aos poucos, sem poder sair, fugir ou escapar, aceitar uma punição inconscientemente e sofrer com isso pra sempre, argh! De imagina nessa situação de merda, olha como é assustador! 


NOTA FINAL - 9/10

FINALMENTE UM BOM MANGÁ DE TERROR! Já até baixei Uzumaki no meu celular, com certeza irei conferir mais trabalhos do Junji Ito. Esta obra é maravilhosa, recomendo a todos. Se você leu até aqui, tenha um ótimo Halloween e me desculpe por esta review pequena e vaga, eu queria fazer algum especial de Halloween e isto foi o que consegui pensar (claro, tinha que ser relacionado com mangá e HQ).